Hospedagem Compartilhada Vs Hospedagem Dedicada

A Internet é uma plataforma para todos os negócios criarem a sua presença na web. A fim de manter um site online, um provedor de hospedagem de sites precisa ser contatado para hospedar o site. Agora você precisa fazer uma escolha comum, hospedagem compartilhada ou hospedagem dedicada. Seria impossível para uma empresa fazer esta escolha às pressas, elas precisam considerar muitas coisas antes de finalmente escolher entre um tipo ou outro de hospedagem.

Neste artigo vou apresentar-lhes os dois tipos de hospedagem de sites para que você possa saber qual é o tipo ideal para contratar para hospedar seu site.

O que é Hospedagem Compartilhada?

Hospedagem compartilhada ocorre quando você descarta uma taxa mensal para um prestador de serviços de hospedagem web, a fim de usar seus servidores para hospedar seu site. O prestador de serviços lida com todos os tipos de backup e segurança para configurar o servidor e gerenciar a largura de banda. A única tarefa de sua empresa em tal cenário será simplesmente o desenvolvimento de conteúdo do site.

No caso de hospedagem compartilhada, você compartilha seu servidor com vários outros clientes do provedor de hospedagem web. Como resultado disso, você acaba compartilhando o servidor onde seu site é colocado, com muitos outros sites. Isso tem vários prós e contras, mas a maior desvantagem deste sistema é o fato de que você acaba compartilhando muitos recursos sobre o servidor. É possível que o tráfego em seu site possa ser afetado pelo tráfego nos outros sites em seu servidor.

Funcionalidades de Hospedagem Compartilhada

Compartilhando o endereço IP: Uma vez que você está compartilhando o servidor com outros sites, você provavelmente terá o mesmo endereço IP como eles. Se esses sites outros sites forem colocados na lista negra para spamming ou alguma outra atividade ilegal, você iria sofrer as consequências como resultado. Para evitar tal cenário, você deve escolher o seu host de forma responsável, pois eles posteriormente suspendem os sites que realizam atividades ilegais.

Maior tempo de resposta: Se houver dois ou mais sites no mesmo servidor, isso pode significar que o tempo de resposta para cada site individual será mais longo. Isso fará com que os visitantes do seu site esperem mais tempo e eles podem não querer mais visitar o seu site novamente.

Muitas vezes, o servidor falha: Em muitos casos, se o host do servidor não monitorar as atividades do servidor corretamente, o servidor ficará sobrecarregado e falhará. Isso ocorre com mais frequência em hospedagem compartilhada e raramente em hospedagem dedicada. Escolher um host que é confiável e conhecido irá ajudá-lo a evitar tais situações.

Custo-benefício: O benefício mais importante é o fator custo. Desde que você está compartilhando o servidor com outros sites, é bastante econômico. Também a manutenção e monitoramento do servidor não é de sua responsabilidade, assim você não tem que desviar recursos para esse fim.

Hardware e Segurança: Como com qualquer atividade baseada na web, uma boa segurança é essencial. Isto é tratado pelo prestador de serviços e você não precisa se preocupar com isso. O host também fornece o hardware necessário, assim você não tem que investir nenhum dinheiro com isso.

O que é Hospedagem Dedicada?

Em oposição à hospedagem de servidor compartilhado, o servidor dedicado oferece maior eficiência, oferece mais segurança e menos problemas. Serviço de hospedagem web dedicado é usado principalmente por grandes corporações e empresas que recebem uma grande quantidade de tráfego. Serviço de hospedagem dedicado significa simplesmente que o seu servidor web fica em sua própria caixa, que é parcialmente gerido pelo prestador de serviços. É o oposto do servidor compartilhado de hospedagem, e significa que o servidor é bastante dedicado às suas necessidades e tráfego na web.

Funcionalidades de Hospedagem Dedicada

Resposta mais rápida: Uma vez que o servidor é exclusivamente dedicado ao seu site, o tempo de resposta será muito mais rápido, pois há linhas menores que os visitantes têm que esperar. Isso ajuda a manter o nível de tráfego em seu site.

Sem restrições de largura de banda: Na hospedagem de servidor compartilhado, cada site tem um limite para sua largura de banda e este limite não pode ser ultrapassado. Isso não é aplicável no que diz respeito à hospedagem de servidores dedicados. Toda a largura de banda disponível no servidor está à sua disposição.

Maior controle: Neste caso, você é o chefe. As atividades de ninguém podem prejudicar o funcionamento do seu site. Você está livre para instalar qualquer aplicativo e você também pode realizar testes de script tão regularmente quanto quiser. Você tem muito mais liberdade nesta situação, como executar o seu site sem problemas é muito (ou quase completamente) a sua própria responsabilidade agora.

Maior custo: Uma vez que você está monitorando e regulando o servidor, os custos incorridos por você será maior. Você terá que investir mais em hardware e segurança e regularmente realizar verificações de manutenção. Como um resultado de tudo isso, o preço vai subir e devido a este fato, servidor dedicado hospedagem é escolhido apenas por grandes empresas baseadas na web, sites de redes sociais ou grandes corporações.

Maior segurança: Em comparação com hospedagem compartilhada, você pode alcançar níveis mais elevados de segurança em hospedagem dedicada. Novamente, isso decorre do fato de que você está no controle das medidas de segurança e você pode adotar o que significa que você acha apropriado e necessário. O host também irá fornecer-lhe backups neste caso.

Leia Também:

Escolha Final

Agora que a diferença entre hospedagem compartilhada e hospedagem dedicada é clara, a questão é qual é melhor. A verdade é que você não pode dizer que um desses métodos é melhor do que o outro. Você só pode decidir qual método é mais adequado para você e suas necessidades de negócios. O tamanho da sua empresa também irá ajudá-lo a determinar se você deve optar por um ou outro.

Hospedagem dedicada, obviamente, dá-lhe mais liberdade e recursos, mas se trata de um preço mais elevado. Esta é uma boa opção apenas se o seu negócio pode sustentar o pagamento das taxas elevadas. A natureza do seu negócio também irão ajudá-lo a escolher entre os dois. Em circunstâncias gerais, uma empresa escolhe primeiro servidor de hospedagem compartilhado, e quando suas necessidades e operações se expandem por vez, eles mudam para o servidor dedicado de hospedagem.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply