A Importância da Qualidade da Hospedagem do Seu Site para o Seu Resultado de SEO

Estar bem posicionado no Google é o que toda empresa deseja para seu site. Com certeza você já leu sobre SEO e as regras de posicionamento do maior buscador do mundo.

Mas e sua hospedagem, será que tem alguma influência neste posicionamento? A resposta é sim.  Uma hospedagem ruim pode fazer seu site despencar no posicionamento do Google.

Vamos explicar melhor sobre como isso acontece neste texto.

1 – Tipo de Hospedagem

Os planos de hospedagem de site estão em servidores compartilhados, isso significa que outras centenas de clientes estarão dividindo esse mesmo servidor com você.

Diante disso, existe o risco de outras pessoas praticarem spam, phishing ou outras ações e o seu site ser prejudicado no ranqueamento, uma vez que vocês compartilham do mesmo IP.

Mas calma! Isso não significa que você precisa contratar um servidor dedicado. Conforme afirma Matt Cutts, ex-chefe da equipe de spam do Google, isso não é impossível de acontecer, mas é algo raro.

Por isso é importante de contratar uma empresa de hospedagem de qualidade. Muitas delas monitoram seus servidores constantemente, o que torna mais fácil o combate a essas práticas.

Então antes de escolher sua empresa de host, verifique quais cuidados ela toma para evitar essas ações, uma boa reputação é imprescindível para o SEO.

É possível encontrar hospedagem de site barata, mas fuja de planos com valores totalmente destoado do mercado. Isso pode ser um sinal de serviço sem qualidade.

2 – Velocidade do site

Velocidade do site

Desde 2010 o Google adicionou em suas regras de ranqueamento o fator velocidade e desempenho do site.

Existem diversos fatores que afetam a velocidade de um site, e o servidor de hospedagem é um deles.

A indisponibilidade ou lentidão do seu site, afeta negativamente o SEO, e consequentemente traz a perda de posições

Por isso, se preocupe em encontrar uma empresa de hospedagem que fornece um serviço de qualidade.

A dica é fazer um teste com o host antes de efetivar a contratação. Existem empresas que fornecem hospedagem de site grátis por um período, exatamente para que seja feita essa degustação. Um exemplo disso, seria a BQHost.

3 – Localização

A localização do servidor da empresa de hospedagem também afeta o SEO. Um site hospedado no Brasil com as mesmas características que outro, hospedado no EUA, por exemplo, pode ter vantagem no posicionamento para usuários que estão no Brasil, devido à localização geográfica do servidor.

Mas vale dizer que o próprio Google já informou que esse fator tem pouca importância no ranqueamento, uma vez que, eles já entendem ser comum, empresas optar por servidores no exterior, por questão da superioridade da tecnologia e infraestrutura.

4 – Suporte

Apesar do suporte da sua hospedagem não influenciar diretamente no ranqueamento do seu site, existem muitas questões técnicas que você precisará de ajuda para por em pratica.

Por isso encontrar uma empresa que tenha um suporte de qualificado é relevante.

É interessante que o host ofereça diversa formas de atendimento, como telefone, whatsapp, ticket, skype ou outros. Verifique também o horário de atendimento, quanto mais tempo melhor.

A qualidade do suporte também é importante, veja o que as pessoas falam sobre ela em redes sociais e sites de reclamação. Uma dica é entrar em contato com alguns clientes da empresa e saber a experiência dele.

5 – Segurança

Hospedagem de Sites Segura

Invasão de hackers, infecção por malwares, sites em blacklist, podem prejudicar seu site em relação ao SEO. Por isso investir em segurança é necessário.

A segurança de um site é de responsabilidade tanto desenvolvedor como da empresa de host. O responsável pela criação deve manter o sistema e os pluguins atualizados, os quais deixam os sites suscetíveis a invasões.

Do outro lado, a empresa de hospedagem também deve empregar ferramentas de segurança em seus servidores evitando ou diminuindo possibilidades de invasões e ataques.

Alem disso, o SSL (HTTPS, cadeado verde) também é um fator de ranqueamento do Google. Por isso, é necessário que a empresa de host permita a instalação do certificado de segurança.

6 Conclusão

Como vimos, a hospedagem de sites pode interferir diretamente no ranqueamento do seu site no Google.

Por isso, dê prioridade em encontrar uma empresa de hospedagem de qualidade. Quem tenha servidores com tecnologia de ponta, alto desempenho e suporte qualificado.

Equipe editorial para o Hospedagens Pro

Teremos o maior prazer em saber sua experiência

      Avaliar/Comentar

      Logo
      Compare itens
      • Total (0)
      Compare
      0