Como criar um site estático usando WordPress com Blog opcional

WordPress é um software poderoso originalmente criado para para a criação de blogs, mas também tem a capacidade de se adaptar a sua operação para a criação de sites estáticos e dinâmicos. Ao longo dos anos novos recursos foram adicionados ao WordPress que acabou se tornando cada vez mais utilizado para a construção de sites regulares. Os tipos de sites que podem ser construídos com WordPress podem incluir um site de negócios, um portfólio, ou uma loja online, para citar apenas alguns.

Uma das grandes coisas sobre a flexibilidade do WordPress é que esses sites podem ainda incluir um blog, se necessário, é só que os posts do blog não ficam na frente e no centro, ou a atração principal do site.

Então, se você precisa criar um site regular ao contrário de um blog, continue lendo o nosso guia para a criação de um site estático usando WordPress com blog opcional.

Sites Estáticos vs. Sites Dinâmicos

Antes de começar, vale a pena tocar na questão de sites estáticos e dinâmicos neste contexto.

Este tipo de site regular, que vamos criar hoje, tem uma página inicial fixa em vez de exibir uma lista das últimas mensagens do blog, este tipo de site é muitas vezes referido como um site estático. Embora tecnicamente um site criado com WordPress será sempre dinâmico, graças à forma como o software funciona, com a finalidade de orientar este tutorial ele será referido como um site estático.

Isso ocorre porque o conteúdo da página inicial é sempre o mesmo definido em uma página, em vez ser a lista dos últimos posts do blog que muda constantemente a cada novo post publicado. Normalmente, está página inicial será o primeiro lugar onde novos visitantes chegam, dando-lhes um sentido de o que esperar de seu site.

Introdução: Definindo a Página Inicial

A boa notícia é que, se você está começando com uma nova instalação do WordPress, ou você já começou a adicionar conteúdo ao seu site, fazer a transição para uma página estática é muito fácil.

Se você ainda estão para começar o seu site, certifique-se de verificar para fora este guia para a construção de um site com WordPress.

No entanto, antes de você começar, você deve criar a página que será usada como a página inicial fixa ou estática para o seu site, se você não tiver feito isso.

Criar a página é muito simples e não há necessidade de adicionar o conteúdo a ela ainda. Basta entrar em sua área de administração WordPress e clicar em Adicionar Novo no menu Páginas no menu de administração da barra lateral.

Adicionar nova página no WordPress

Você não tem que se preocupar com a adição de qualquer conteúdo à página, por agora, apenas dar-lhe um nome relevante – como Início – e, em seguida, publicar a página.

Depois de criar a página, vá até a tela de configurações de Leitura, localizada no menu Configurações da barra lateral. Em seguida, defina a opção “A página inicial mostra” como  “Uma página estática”, e escolha a página apropriada do menu suspenso. Depois de configurar a página, role a página e clique no botão Salvar alterações.

Configurações de Leitura do WordPress

Agora, quando você ver o seu site, que a página que você acabou selecionado será exibida como a página inicial.

Criar Site Estático com WordPress - Exemplo de Página Inicial

Exemplo de Página Inicial

Configurando o Menus Site

Agora, antes de entrar na criação de menus para o nosso site estático, é uma boa ideia criar algumas das outras páginas que seu site vai ter.

Mais uma vez você não precisa adicionar o conteúdo nas páginas, mas apenas criá-las para tornar mais fácil de configurar o sistema navegação do menu para o seu site estático e obter uma noção de como a coisa toda funciona.

Criar Site Estático com WordPress - Páginas de Exemplo

Para criar as páginas, volte para a área de administração do seu site WordPress e adicione as novas páginas como na imagem acima. Depois de criar as páginas principais para o seu site, navegue até a página Menus no Menu Aparência.

Criar site estático usando WordPress - Menu 1

A partir da tela do menu você pode adicionar qualquer uma das páginas que existem em seu site para o menu. Dependendo do tema escolhido, este menu provavelmente será mostrado tanto na principal área de cabeçalho do seu site ou uma área da barra lateral.

Se gostaria de fazer qualquer um dos itens de menu aninhados, como a página Local Nosso no exemplo acima, basta arrastar e soltar a página no lugar.

Criar site estático usando WordPress - Menu Aninhado

Editor de Menus

Você também pode renomear qualquer um dos itens de menu sem ter que mudar o nome das páginas para que apontam a partir das opções do menu. A seção de configurações do menu, você pode optar por ter todas as páginas novas automaticamente adicionados ao menu.

Criar site estático usando WordPress - Configurar Menu Principal

Configurações do Menu

Enquanto isso poderia poupar algum tempo, a curto prazo, você não pode querer adicionar automaticamente cada página em seu site para o seu menu de navegação principal pois poderia rapidamente tornar-se superlotado, obscurecendo suas páginas mais importantes.

Como alguns temas WordPress tem vários locais de menu, você também pode escolher onde exibir esse menu em seu site. Em caso de dúvida, tente as diferentes configurações e, em seguida, veja o seu site para ver onde o menu foi colocado para encontrar o local certo para ele.

Criar site estático usando WordPress - Menu Aninhado

Pré-visualização de menu

Limpando as Sidebars

Por padrão seu tema WordPress pode muito bem ter uma série de widgets na barra lateral do seu site. Isto poderia incluir os widgets de posts recentes, comentários recentes, e arquivos. Se você estiver executando um blog, então, estes elementos são úteis, pois permitem que os seus leitores encontrem mais de seu conteúdo.

No entanto, ao criar um site estático, você provavelmente não vai querer exibir esses widgets ao lado de suas páginas. Uma opção é remover esses widgets da barra lateral. Enquanto a outra opção é mudar um modelo usado por suas páginas – se o tema tiver fornecido algum.

Criar site estático usando WordPress - Configurando a Página inicial

Alterar Modelo da Página

Se o tema inclui um modelo de página de largura total ou opção similar, então você pode usá-lo em suas páginas e a barra lateral é simplesmente escondida. Se o seu tema inclui um modelo de página frontal, isso pode ser uma opção ainda melhor pois ela vai esconder o formulário de comentários em qualquer página que for aplicado.

Se o tema não inclui os modelos de página, a próxima seção aborda como desativar comentários em páginas do WordPress, alternativamente, você pode ter ir em criar o seu próprio modelo de página, seguindo este guia.

Criar site estático usando WordPress - Página inicial

Modelo de Página Inicial

Se você ainda deseja exibir widgets na barra lateral ao lado de suas páginas, ou abaixo delas nas áreas de rodapé, então, você pode escolher quais as opções exibir, a partir da página de Widgets.

Criar site estático usando WordPress - Widgets

Página de Widgets

Seu tema pode até ter áreas de widgets especiais especialmente para exibir os widgets na página inicial e em outras páginas, que são separadas das áreas de widgets da barra lateral posts.

Desativando Comentários sobre WordPress Páginas

Como WordPress agora permite que os leitores deixem comentários em suas páginas, da mesma forma que eles podem em posts, você pode ter notado um formulário de comentário no final da página inicial e as outras páginas em seu site.

Na maioria dos casos, você provavelmente não vai querer que seus visitantes deixem comentários sobre estas páginas do seu site. A partir da página de configurações de Discussão do WordPress você pode desativar comentários para o site inteiro, removendo o formulário de comentários e a capacidade para os seus leitores comentarem em seus posts.

Criar site estático usando WordPress - Configurações de Discussão

Configurações de discussão

No entanto, se está pensando em adicionar um blog para o seu site (que abordaremos mais adiante no post), então você provavelmente vai querer manter a capacidade para os seus leitores a deixar comentários sobre os posts do blog.

Infelizmente WordPress ainda não lhe dá a opção de desativar comentários em páginas, mas deixá-los ativos em posts. É tudo ou nada.

Uma opção é editar manualmente os arquivos do tema para remover a linha de código que exibe o formulário de comentário nas páginas. Enquanto este método só deve exigir que você edite uma linha de código, geralmente encontrado no arquivo de modelo de página page.php do seu tema, a localização deste código irá variar dependendo do tema que você está usando.

Criar site estático usando WordPress - Editar Código

Editar Código

A segunda opção, que é menos automatizada, mas também menos técnica, é simplesmente desativar comentários em cada página individualmente. Isso pode ser feito a partir de qualquer tela do editor da página, ou a partir da tela de todas as páginas. Isso leva um pouco mais de trabalho, mas dá-lhe uma maior flexibilidade para você poder ativar ou desativar comentários página por página.

Criar site estático usando WordPress - Edição Rápida Permitir Comentários

Edição Rápida Permitir Comentários

Para tomar essa atitude, navegue até a tela Todas as páginas no menu Páginas. A partir desta tela, clique no botão Edição rápida para uma página e, em seguida, desmarque o campo Permitir comentários. Agora o formulário de comentário não será apresentado em qualquer uma dessas páginas, mas seus leitores ainda podem comentar sobre os posts e outras páginas.

Criar site estático usando WordPress - Página Sobre

Por que seu site deve ainda ter um Blog

Como mencionado anteriormente, a natureza flexível do WordPress significa que você não tem que escolher entre criar um blog ou um site estático. Em vez disso, você pode combinar os dois tipos de site para o efeito máximo.

Mesmo para um site de negócios, um blog pode se tornar um componente central, apesar de seu site ter uma página inicial estática. Ao envolver-se no que é conhecido como marketing de conteúdo, você pode usar seu blog para atrair mais visitantes ao seu site, que por sua vez tem a capacidade de gerar mais oportunidades e ajudar o seu negócio crescer mais rápido.

Ao compartilhar conteúdo seu público-alvo vai achar útil em seu blog, e depois promover esse conteúdo com várias redes sociais e outros canais relevantes, você pode aproveitar o poder do marketing de conteúdo para atrair mais tráfego para seu site, ajudando você a adquirir e reter mais leitores ou clientes.

Adicionando um Blog para um site estático WordPress

Se a ideia de ter um blog que funciona ao lado o seu conteúdo principal do site estático WordPress soa atraente, então você vai ficar feliz em saber que é algo que pode ser configurado muito rapidamente.

O primeiro passo é criar uma nova página chamada Blog, deixando a área de conteúdos da página em branco, antes de publicar a página.

Criar site estático usando WordPress - Criar Página do Blog

Criar Página do Blog

Depois de publicar a página em branco, vá para a página de configurações de Leitura, localizada no menu Configurações.

Criar site estático usando WordPress - Configurar Página do Blog

Página de Posts

A partir da tela de leitura, selecione a página Blog que você acabou de criar a partir do menu drop-down para a opção Página de posts. Agora navegar na tela Menus, localizada no menu Aparência.

Criar site estático usando WordPress - Adicionar Blog ao Menu

Adicionar Blog para Menu

A partir da tela de menu, selecione a página Blog da lista de páginas e, em seguida, clique no botão Adicionar ao Menu. Você pode arrastar e soltar o novo item de menu para uma posição melhor, se necessário, antes de clicar no botão Salvar Menu.

Criar site estático usando WordPress - Blog do Site Estático

Arquivo do blog

Agora, quando você ver a página inicial do seu site, o link para o blog devera ter sido adicionado ao menu de navegação principal. Ao clicar no link irá exibir os últimos posts do blog você publicou em seu site.

Conclusão

Cobrimos tudo em nosso guia para a criação de um site estático com WordPress, enquanto continua a dar-lhe a opção de publicar um blog ao lado de suas principais páginas da web. Esperemos que agora você possa ver como é fácil de usar WordPress para construir um site estático para o seu negócio, ou criar uma plataforma para promover seus produtos e serviços.

Ao combinar WordPress com alguns dos melhores temas e plugins disponíveis, você pode criar um site que parece grande, e incluir todas as funcionalidades que você precisa, sem ter que contratar os serviços de um desenvolvedor para construir o seu site a partir do zero.

Se você tiver quaisquer dúvidas sobre a utilização WordPress como um site estático, ou usando o WordPress, em geral, por favor, deixe um comentário abaixo.

Teremos o maior prazer de saber em ver seus comentários

Leave a reply