A diferença entre hospedagem de sites e registro de domínio

O processo de criação de um site e colocá-lo online pode ser complicado, especialmente para a comunidade não-técnica. E isso certamente não é ajudado pelo equívoco comum que o registro de domínio e hospedagem de sites são a mesma coisa.

Então vamos esclarecer as coisas. Registro de domínio e hospedagem de sites são dois processos separados, os quais precisam ser concluídos, a fim de criar um site e torná-lo ao vivo na internet.

Simplificando o processo é o seguinte: um domínio deve ser registrado por uma empresa de registro de domínio e, em seguida, o nome de domínio deve ser hospedado na internet através de uma empresa de hospedagem de sites.

E aqui é onde vem a confusão. Muitas empresas vão oferecer tanto registro de domínio e hospedagem de sites, enquanto outros só vão oferecer ou hospedagem de sites ou somente registro de domínio. Portanto, você pode optar por registrar o domínio e hospedar seu site com a mesma empresa ou registrar o seu domínio com uma empresa e hospedar seu site com o outra.

É realmente tão simples quanto isso, mas é algo que provoca uma grande confusão e estresse desnecessário para muitas pessoas que querem criar um site.

Registro de Domínio

Para usar a Internet para se comunicar com os outros ou para procurar informações, você tem que digitar um endereço em seu computador. Esses endereços são um nome ou um número e são mais comumente conhecidos como nomes de domínio. Cada nome de domínio tem que ser completamente original para que a internet saiba o site correto para mostrar para o usuário.

Se você deseja criar seu próprio site, você precisa criar um nome que você deseja que seu site seja conhecido. Este nome, então, precisa ser registrado com uma empresa de registro de domínio para garantir que ele é único e que você se torna o proprietário legal do nome de domínio.

Você também precisa escolher uma extensão de domínio atribuído ao seu nome de domínio. Com isto queremos seusite.com, .co.uk, org, net, etc Você deve considerar cuidadosamente a extensão do domínio que você escolher para garantir que o seu nome de domínio completo melhor representa a de seu negócio ou projeto. Por exemplo, se você é uma empresa do Reino Unido e está vendendo apenas para o Reino Unido, seria mais eficaz para escolher extensão de domínio a.co.uk – especialmente para alcançar bons rankings do motor de pesquisa do Reino Unido.

É imperativo que antes de registrar um nome de domínio com uma empresa de registro de domínio que você verifique se eles são uma empresa de registro de domínio credível. Um método de fazer isso é verificar que o site do registrador de domínios é destaque na ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) lista registradores credenciados.

Hospedagem de Sites

Depois de ter registado o seu nome de domínio único, com um registrador de domínio credenciado, você precisa para obter o seu site ao vivo na internet. Para fazer isso, você precisa comprar um pacote de hospedagem de sites a partir de uma empresa de hospedagem de sites.

O processo de colocar o seu site na internet é completado pela empresa de hospedagem de sites que você contratar e envolverá colocar seu site em um servidor web, que é então ligado à internet. O tipo de servidor web o seu site será hospedado dependerá das necessidades do seu site. Os planos de hospedagem de sites mais comuns são a hospedagem de sites compartilhada e servidor dedicado

Hospedagem de Sites Compartilhada

Se você tem um site simples, que requer uma quantidade regular de espaço web e largura de banda, então é provável que a sua empresa de hospedagem recomende que você escolha um plano de hospedagem de sites compartilhada.

Com este plano o seu site será colocado em um dos servidores web compartilhados de hospedagem de sites da empresa. Aqui o seu site irá residir ao lado de uma série de outros sites de tamanho semelhante, onde ele vai compartilhar todos os recursos do servidor.

Cada empresa de hospedagem de sites difere nos recursos de hospedagem que oferecem com os seus planos de hospedagem compartilhada. Com muitas empresas você receberá como padrão:

  • A quantidade especificada de espaço web, dependendo do pacote escolhido e painel de controle fácil de usar do site web
  • Mecanismo de gerenciamento de conta online
  • Acesso total 24/7 ftp para fazer upload de seus arquivos na web
  • Transferência de domínio grátis
  • Hospedagem de domínios ilimitados
  • Webmail para enviar e receber e-mails usando outros programas de e-mail Microsoft Outlook ou similares

Servidor Dedicado de Hospedagem de Sites

Se o seu site tem crescido a um tamanho que não pode ser acomodado em um servidor compartilhado, ou se você precisar de flexibilidade para adicionar software ou outros recursos para o seu site, então, sua empresa de hospedagem de sites pode recomendar que você compre um servidor dedicado.

Com um servidor dedicado, você possui os direitos de todo o servidor; dando-lhe o controle completo sobre o que está instalado e executado em seu servidor. Espaço e uso de banda vai também deixar de ser um problema, pois haverá apenas o seu site (ou sites), usando os recursos do servidor.

Com um servidor dedicado, você também tem a tranquilidade de que o seu site (s) não vai estar à mercê de outros sites e seus códigos potencialmente corruptos – o que poderia causar perda de tempo e outros problemas para o seu site.

Ao escolher um servidor dedicado você pode optar por ter o seu servidor gerenciado ou não pela empresa de hospedagem. Com um servidor gerenciado, você pode receber serviços como a administração do site, certo de instalação de software, manutenção e upgrades. A grande vantagem de ter o seu servidor dedicado gerenciado é que você tem um especialista em mão, caso o servidor sofra qualquer falha – garantindo o seu site uma alta porcentagem de uptime. Embora significativamente mais barato, servidor de hospedagem não gerenciado é só realmente recomendado para aqueles com um alto grau de conhecimento técnico em administração e gerenciamento de servidores.

Teremos o maior prazer de saber em ver seus comentários

Leave a reply