Hospedagem Compartilhada – Guia Definitivo

Para colocar seu negócio online na internet, é necessário ter um site. Para possuir um site, você precisa ter uma Hospedagem de Sites, que é basicamente um serviço que fornece um espaço para hospedar sites na Internet. A forma mais comum de hospedagem de sites é a hospedagem compartilhada. Vamos dar uma olhada profunda nisso.

O que é hospedagem compartilhada?

Hospedagem Compartilhada é uma opção muito conveniente para iniciantes que planejam lançar um site pequeno ou um blog.

Na hospedagem compartilhada, muitos usuários utilizam recursos comuns em um único servidor, o que mantém o custo muito baixo. Inclui o compartilhamento do servidor físico e dos aplicativos de software dentro do servidor.

Embora nenhum outro usuário tenha permissão para acessar seus arquivos, você e vários outros usuários compartilham os mesmos recursos.

Isso significa que, se outro site no mesmo servidor estiver recebendo uma grande quantidade de tráfego e usando muitos recursos da CPU, é possível que o site funcione mais devagar.

Aqueles que não têm orçamento suficiente ou desejam começar com um investimento mais baixo, essa provavelmente seria a melhor opção para hospedagem de sites.

Hospedagem compartilhada é como morar em um apartamento. Hospedagem Compartilhada é uma forma relativamente barata de hospedagem, pois no apartamento, você compartilha as instalações com outros inquilinos, como vagas de estacionamento, surtos no trânsito, etc.

O mesmo princípio se aplica a um servidor de hospedagem compartilhado:

Você e todos os outros sites que compartilham o servidor recebem uma partição própria, com uma quantidade específica de espaço em disco, poder de processamento e largura de banda dedicados à integridade e operação do site.

voltar ao menu ↑

Por que escolher hospedagem compartilhada?

Quando você está iniciando um negócio online pela primeira vez e não possui muito conhecimento técnico.

É difícil para você entender quanto espaço seus arquivos precisarão, quanta largura de banda o seu site consumirá.

Mesmo no início, é difícil para todos atrair um enorme tráfego para o seu site.

Nesse caso, para uma empresa iniciante, a hospedagem compartilhada é a melhor opção para todos os iniciantes. É claro que você compartilhará os recursos com outros milhares de usuários, mas é a opção mais confiável e acessível para pequenas empresas.

Você economiza seu dinheiro na configuração inicial do seu negócio, pois o site não gera receita no início.

À medida que sua empresa cresce, você pode mudar para outras opções de hospedagem, como o VPS .

voltar ao menu ↑

Hospedagem Compartilhada Ilimitada

Aqui, a palavra Hospedagem Ilimitada significa que você terá espaço em disco ilimitado , largura de banda ilimitada e ilimitado para adicionar domínios , e-mails e volume de contas FTP .

Mas, no cenário real, esse número ilimitado é sempre limitado.

É impossível oferecer largura de banda ilimitada quando temos cabos limitados de transmissão de dados em todo o mundo. Essa é apenas uma dica de marketing atraente usada por provedores de hospedagem de sites.

Não há nada ilimitado neste mundo, exceto a exceção do número de mentiras que sairá da boca da pessoa.

Vamos entender esta palavra ilimitado usando um exemplo geral de cenário em tempo real. No buffet você também pode comer tudo o que você puder comer, mas você só pode comer o que consegue comer.

Da mesma forma os usuários estão restritos a usar os recursos e os limites de inode. Os provedores de hospedagem de sites encerram o site quando você atinge um determinado número de inodes.

Claramente, qualquer pessoa que precise de hospedagem ilimitada precisa ler os termos e políticas de seus hosts.

voltar ao menu ↑

Painéis de controle usados ​​em hospedagem compartilhada

Painel de controle é um painel de interface usado pelas empresas de hospedagem de sites para gerenciar seus sites.

Os painéis de controle fornecem controle sobre vários aspectos do servidor e do site por meio de ferramentas gráficas de interface e automação.

Estes painéis de controle baseados na web podem gerenciar contas de email , contas FTP , funções de gerenciamento de arquivos, criação de subdomínios, monitoramento de espaço em disco, monitoramento de largura de banda, criar backups e muitos mais.

Existem vários painéis de controle disponíveis no mercado, como cPanel, Direct Admin, InterWorx, Plesk, H-Sphere, ISPConfig, Kloxo, Ajenti, Open Panel, ZPanel, Website Panel e muitos mais.

Os painéis de controle mais populares e poderosos são o cPanel e o Plesk Panel. Vamos dar uma olhada nesses dois painéis de controle.

cPanel:

O cPanel é um painel de controle de hospedagem de sites baseado em Linux que fornece uma interface gráfica e ferramentas de automação projetadas para simplificar o processo de hospedagem de um site.

É bastante completo e permite que uma empresa gerencie e mantenha quase todos os aspectos da operação do servidor. O cPanel suporta apenas a plataforma Linux.

cpanel

Plesk:

O Plesk é um painel de controle de hospedagem de sites baseado no Windows que fornece uma interface gráfica e ferramentas de automação projetadas para simplificar o processo de hospedagem de um site.

É mais voltado para os clientes que desejam as vantagens da hospedagem de servidores, mas têm necessidades de controle de última geração. Ao contrário do cPanel, o Plesk suporta as plataformas linux e windows.

plesk

Lista de recursos comuns do cPanel e Plesk:

  • Gerenciamento de Domínios e Subdomínios
  • Administração de Banco de Dados com MYSQL
  • Controle MYSQL Remoto
  • Contas de email POP3 / IMAP
  • Criar encaminhadores de e-mail e aliases
  • Acesso ao Webmail
  • Configuração do registro MX
  • Criar listas de endereçamento
  • Executar backups do servidor
  • Gerenciar planos, assinaturas, contas e revendedores
  • Instale aplicativos da web populares como o WordPress
  • Crie uma conta FTP para usuários.
  • Gerenciar DNS e outros recursos. e muitos mais…
voltar ao menu ↑

Quando a hospedagem compartilhada não funcionar

No estágio inicial do seu pequeno negócio online, a hospedagem compartilhada é a melhor opção para sua escolha. À medida que sua empresa cresce e você tem um tráfego enorme no seu site, a hospedagem compartilhada não funcionará para você com eficiência.

Devido ao ambiente compartilhado de recursos, você pode enfrentar vários problemas como:

  • Se houver um pico no tráfego no site, ele não poderá lidar com muito tráfego ou visitantes (1000 ou 2000) em um dia e também poderá ter problemas no sistema.
  • Você não pode usar os softwares de personalização em servidor compartilhado de acordo com sua necessidade de aplicação.
  • Isso pode afetar o SEO do seu site.

Nesse caso, você deve passar para o VPS ou servidor dedicado.

voltar ao menu ↑

Prós e contras de hospedagem compartilhada:

Do lado positivo:

  • Hospedagem compartilhada é fácil, acessível e boa opção de nível de entrada.
  • Hospedagem compartilhada não requer muito conhecimento técnico.

 Além disso, existem outras desvantagens da hospedagem compartilhada:

  • Na hospedagem compartilhada, os recursos compartilhados podem diminuir a velocidade do servidor inteiro.
  • Hospedagem compartilhada é destinada a sites menores.
  • Hospedagem compartilhada é menos flexível que hospedagem dedicada.
  • Na hospedagem compartilhada, você não tem acesso à raiz do servidor
  • Você encontrará defasagens de desempenho e tempo de inatividade sem saber por que
  • Você não pode personalizar o ambiente de hospedagem.
  • Você pode enfrentar ameaças de segurança por causa de um vizinho ruim.
voltar ao menu ↑

Perguntas frequentes sobre hospedagem compartilhada

O que é hospedagem compartilhada?

A hospedagem compartilhada é um dos tipos de hospedagem de sites mais populares e econômicos e, nesse tipo de hospedagem, vários clientes são hospedados no mesmo servidor e estão compartilhando os mesmos recursos do servidor, como em um apartamento.

Existe alguma garantia de tempo de atividade para hospedagem compartilhada?

Todos os provedores de hospedagem de sites oferecem a garantia de tempo de atividade de 99,9%. Embora você esteja sempre em risco, pois nunca se sabe quando seu vizinho ruim também começará a afetar o desempenho do seu site.

Posso monitorar minha largura de banda e uso de espaço em disco?

Sim É claro que você pode monitorar a largura de banda e o uso do disco no cPanel.

A hospedagem compartilhada significa que todos os sites têm o mesmo endereço IP?

Sim, na hospedagem compartilhada, todos os sites compartilham o mesmo endereço IP. Por padrão, todos os planos de hospedagem compartilhada são hosts virtuais baseados em nome.

Posso usar o certificado SSL com endereço IP compartilhado?

Sim, hoje em dia a maioria dos provedores de hospedagem de sites oferecem o certificado Let’s Encrypt gratuito em seus planos de hospedagem compartilhada. Porém para maior segurança é recomendado instalar certificado assinado por um CA – certification authority, em um IP dedicado

Quantos sites posso hospedar no servidor de hospedagem compartilhada?

Depende do plano que você está usando. Como provedores diferentes têm seus planos de hospedagem diferentes, variam de um domínio para domínios ilimitados que você pode hospedar.

Posso obter um endereço IP dedicado para o meu plano de hospedagem compartilhada?

Sim, você pode comprar o IP dedicado com seu plano de hospedagem compartilhada e hoje em dia muitos provedores de hospedagem de sites oferecem o endereço dedicado com um custo extra em seu plano de hospedagem web.

A segurança do meu site será afetada pelo endereço IP compartilhado?

Sim, existe um problema no servidor de hospedagem compartilhada que você pode fazer parte do que o Google chama de ‘bairro ruim’. Isso significa que, se qualquer outro site no servidor compartilhado tiver sido sinalizado como spammer, todos os que estiverem no servidor (ou seja, o mesmo endereço IP) serão afetados.

Existe algum efeito ruim no meu site ao compartilhar os recursos do servidor?

Sim, existem alguns problemas possíveis, como a lista negra de IP ou spam. Mesmo a hospedagem compartilhada também pode afetar indiretamente o SEO do seu site. Leia mais sobre isso aqui.

Quais podem ser as outras possibilidades disponíveis de hospedagem compartilhada?

Você pode ir com o VPS ou hospedagem dedicada.

Qual é o melhor provedor de hospedagem compartilhada?

Esta pergunta nós deixamos para os usuários/clientes dos provedores de hospedagem responderem em nosso ranking das melhores empresas de hospedagem compartilhada.

Se você ainda tem dúvidas sobre a hospedagem compartilhada de sites, deixe-nos saber nos comentários.

Equipe editorial para o Hospedagens Pro

Teremos o maior prazer em saber sua experiência

      Avaliar/Comentar

      Logo
      Compare itens
      • Total (0)
      Compare
      0