9 Coisas que você deve verificar antes de registrar um domínio

Divulgação: Nosso site é suportado pelos leitores. Quando você compra um serviço ou produto por meio de nossos links, às vezes ganhamos uma comissão de afiliado . Saiba mais.

Muitos usuários online, especialmente aqueles que estão prestes a registrar seu primeiro nome de domínio, acreditam que se um nome aparecer como disponível durante a pesquisa de pré-compra, ele deve ser novo e nunca foi usado.

Infelizmente, muitos domínios que você encontra, especialmente aqueles que são surpreendentemente bons, como domínios .com com um nome sólido, já foram usados ​​antes.

Não é grande coisa se o domínio foi registrado e nunca foi usado, mas às vezes as pessoas compram um domínio que carrega uma penalidade do Google, porque foi usado massivamente para spam com backlinks de baixa qualidade ou acabam com um domínio que viola as leis de marcas registradas.

É por isso que, antes de transferir seu dinheiro para o registrador de domínio, você deve verificar pelo menos algumas das 9 coisas a seguir:

1. Verifique os resultados do mecanismo de pesquisa

Uma das primeiras coisas que você pode fazer ao escolher um domínio é pesquisar o nome do domínio e verificar os resultados do Google. Se não houver nada, o domínio provavelmente é novo ou foi abandonado pelo proprietário anterior antes de se tornar popular o suficiente.

Da mesma forma, certifique-se de que o Google não confunda o nome de domínio escolhido com um erro de digitação, pois isso pode prejudicar seu site. Muitas pessoas ainda digitam nomes de empresas no Google para encontrar os sites; se o seu nome de domínio for um erro de digitação, eles nem o verão, pois o Google mostrará diferentes resultados de pesquisa, com uma palavra que considera correta.
Outra coisa que você pode verificar é ver quais outros sites aparecem quando você digita o nome de domínio (com e sem o .tld escolhido). Se o seu nome estiver muito próximo de uma página da Web de um site de autoridade, pode ser mais difícil ultrapassá-lo, pois o Google pode decidir deixar a página de autoridade no topo.

2. O nome escolhido é livre de direitos autorais e marcas registradas?

Antes de clicar no botão “registrar” e pagar uma taxa de registro, verifique se o nome de domínio escolhido não pertence a outra empresa. Mesmo que sua escolha seja bastante inocente, você pode estar em apuros. Começar um site sobre e-commerce em “eBayAjuda.com” não é a melhor ideia, a menos que você goste de receber e-mails de advogados corporativos.

3. Você pode memorizar facilmente?

O nome de domínio pode ser memorizado facilmente? Um domínio cativante pode ser muito mais fácil de lembrar para seus clientes e, portanto, o boca a boca pode se espalhar mais rapidamente. Como os domínios de correspondência exata perderam seu valor aos olhos do Google, você está livre para experimentar o nome de domínio. Da mesma forma, você pode querer colocar sua palavra-chave principal no nome, mas certifique-se de pensar em sua estratégia de SEO antes de fazer isso.

4. Verifique a ortografia e as associações do seu domínio

Antes de registrar nomes de domínio, uma das coisas mais óbvias para começar é verificar a ortografia e possíveis associações de domínio. Você deve prestar atenção especial à ortografia em dois casos – quando o domínio de sua escolha parece bom demais para ser verdade e quando certas palavras em seu domínio são escritas de forma diferente, dependendo da sua localização. Neste último caso, você deve se certificar de que ele se encaixa no seu público-alvo.

As associações de domínio são importantes porque às vezes você pode escolher um nome que nas conversas do dia a dia não carrega nenhuma associação negativa, enquanto na gíria da Internet ou da gíria urbana (ou na forma como seu público-alvo fala) pode ter conotações muito negativas. Por outro lado, é ótimo se você encontrar um domínio que possa ser associado positivamente a algo que seu público-alvo valoriza.

5. Verifique o significado estrangeiro do seu nome de domínio

Isso é importante especialmente se você estiver visando o público internacional. Algumas palavras podem ter significados diferentes em vários idiomas. Não é grande coisa se o significado estrangeiro não for enganoso, mas alguns nomes podem prejudicar sua marca e sabotar seus esforços de marketing.

6. Verifique o histórico do domínio escolhido

Ao selecionar um nome de domínio, os registradores geralmente não informam imediatamente se o nome de domínio escolhido é novo ou um domínio expirado. Muitas vezes, especialmente aqueles domínios .com de “aparência sofisticada” que você encontra disponíveis, podem ser domínios expirados e na lista negra que foram abandonados depois de terem sido alvo de spam até a morte.

Outras vezes, o domínio foi descartado pelo proprietário porque seu projeto não deu certo ou ele simplesmente o abandonou. Seja qual for o caso, você pode descobrir facilmente se o domínio expirou verificando o histórico do Whois (procure alterações na propriedade, data do primeiro registro), as métricas do domínio ou quaisquer backlinks que apontem para o site.

7. Verifique as métricas do domínio e a qualidade dos backlinks

Isso vai junto com o ponto acima. Ao pensar em um domínio, é bom verificar pelo menos a Autoridade de Domínio (DA), PageRank (PR), Backlinks (BL). Se você quiser aprender ainda mais sobre o domínio, também pode verificar o Citation Flow e o Trust Flow usando o Domain Majestic Tool – essa métrica mostrará a qualidade dos links e seu poder, pois nem todos os links são iguais e alguns são mais valiosos do que outros.

Dica de leitura: 9 Métodos para obter backlinks de qualidade para o seu site

8. Se já existiu um site nele no passado, verifique seu nicho e reputação.

Às vezes, você pode encontrar um domínio que já tinha um site há algum tempo, e o site pode ter alguns backlinks genuínos e de qualidade apontando para ele. Nesse caso, pode parecer muito, mas há outra coisa que você deve considerar. Verifique que tipo de site foi hospedado nele antes e qual era a reputação do site anterior (se houver). Se houver uma empresa semelhante à sua, mas com uma reputação terrível (muitas opiniões negativas nos resultados do Google), convém repensar sua escolha.

Recursos: Você pode usar o Wayback Machine para verificar versões antigas de sites da internet.

9. Idade do domínio

Além de todas as métricas e backlinks, a idade pode desempenhar um papel significativo. Em primeiro lugar, se uma pessoa ou empresa possui o domínio por x anos consecutivos, há uma chance de ter um perfil de backlink de qualidade e alguma reputação. Se o domínio mudou de proprietário com frequência, há uma chance de que ele tenha sido usado por spammers, que deixaram o domínio com backlinks de baixa qualidade ou até mesmo na lista negra. Verifique a data do primeiro registro do domínio e a data de expiração antes de fazer uma compra.

Ao verificar um perfil de backlink ou métricas do domínio de sua escolha, é bom usar várias ferramentas, pois os resultados podem variar. Da mesma forma, faça algumas diligências manuais, especialmente se você planeja otimizar seus novos sites nos resultados de pesquisa do Google ou abrir um negócio nele (neste caso, um domínio com um belo perfil de backlinks, mas uma má reputação não é uma boa escolha).

Seguir a maioria dos pontos acima deve ajudá-lo a garantir um nome de domínio excelente e valioso.

Divulgação: Nosso site é suportado pelos leitores. Quando você compra um serviço ou produto por meio de nossos links, às vezes ganhamos uma comissão de afiliado . Saiba mais.
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que todos os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade e todos os links são nofollow. NÃO use palavras-chave no campo de nome. Vamos ter uma conversa pessoal e significativa.

Deixe uma Comentário

Sua pontuação total

Hospedagens Pro
Logo